Imagine um jogo de fazendinha onde você não herda o lote antigo do seu avô, mas sim ajuda a fundar a própria civilização. Diferente, né? Essa é a proposta encantadora de Roots of Pacha e vamos fala sobre ele.
Enquanto muitos jogos focam no lucro e na rotina mais tradicional da fazenda, aqui você volta no tempo para a Idade da Pedra. A ideia não é apenas cuidar das plantações, mas também descobrir tecnologias, domesticar os primeiros animais da história e fortalecer o seu clã.
Se você é fã dos Melhores Jogos de Fazendinha e sente que já jogou tudo do gênero, Roots of Pacha vai te surpreender com uma abordagem focada em comunidade e descoberta, sem a pressão do relógio e nem do dinheiro. Por falar nisso…
Uma Vida Sem Dinheiro E Sem Pressa
O que mais chama a atenção logo de cara é a ausência de moedas de ouro. Dessa forma, o progresso aqui é medido por “Contribuição” e tudo o que você faz, desde colher tomates selvagens até pescar no rio, ajuda o vilarejo a prosperar.
Isso cria um ritmo de jogo muito mais relaxante e você não precisa correr para ficar rico, pois o jogo te convida a explorar no seu tempo, descobrir novas sementes na natureza e, aos poucos, aprender a processar alimentos e criar ferramentas melhores. Muitos jogadores dizem que é como um cozy game onde as profecias e missões podem esperar a estação que você quiser.

A Magia dos Detalhes
Outro ponto alto é a imersão, pois diferente de outros títulos onde a música toca em loop infinito, em Roots of Pacha a trilha sonora muda não apenas por estação, mas também por bioma. A floresta soa diferente no verão e no inverno, o que mostra o carinho dos desenvolvedores.
A interação com os animais também é diferente, já que aqui você encontra os animais na natureza que precisam ganhar sua confiança e muitas vezes tocando uma música. É possível domesticar desde javalis até mamutes fofinhos para serem seus mascotes.

A Força do Clãs e o Modo Multiplayer Cooperativo
O jogo tem muitos elogios no modo multiplayer, permitindo que você e seus amigos vivam juntos na mesma vila, afinal ninguém constrói uma civilização sozinho.
Essa dinâmica de dividir tarefas onde um cuida da plantação, outro explora as cavernas e um terceiro decora a vila, faz dele uma adição obrigatória na nossa lista de Guia de Jogos Cooperativos para Amigos. A sensação de ver o vilarejo evoluindo com o esforço conjunto é extremamente gratificante.

Roots of Pacha Vale Muito a Pena!
Se você busca um jogo com visuais bem charmosos, NPCs carismáticos com direito a romance e formação de família, e uma mecânica de evolução que foge do padrão de comprar e vender, Roots of Pacha é um baita jogo.
Roots of Pacha está disponível para PC, PlayStation e Switch e o jogo roda maravilhosamente bem no console da Nintendo. Se você ainda tem dúvidas se vale a pena investir no console híbrido para curtir esse tipo de jogo no sofá ou na cama, confira nosso guia se Vale a Pena Comprar o Nintendo Switch.
Não deixe de seguir o Pílula de Pixel no Instagram, Facebook, Bluesky, X e Pinterest para mais dicas!
Perguntas Frequentes Sobre Roots of Pacha
Sim! Roots of Pacha possui legendas e interface totalmente localizadas para o Português do Brasil.
O jogo não foca em combate. As cavernas têm desafios e puzzles, mas a proposta é muito mais sobre exploração e mistério do que sobre lutar contra monstros.
Atualmente, o multiplayer possui apenas o modo Online. O jogo suporta cross-play em algumas plataformas, então vale conferir a compatibilidade com seus amigos.





